quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Investigação x linha editorial




A matéria investigativa da Record, veiculada no "Domingo Espetacular", no dia 19 de março, levanta suspeitas sobre a atuação do líder da Igreja Mundial do Reino de Deus (uma das "concorrentes" da Igreja Universal), Valdemiro Santiago. Na reportagem, são questionadas a compra de fazendas e a maneira como foram feitas, ao mesmo tempo relacionando a atuação do apóstolo com os fiéis. Nela, que apresenta documentos e diversos personagens, podemos constatar também uma carga opinativa, algo incomum neste tipo de trabalho.

A investigação começa quase que como em uma narrativa, com o repórter Marcelo Rezende descrevendo a propriedade, com sua extensão, cabeças de gado, piscinas, entre outros. Até então, ele apresenta a matéria sem dados oficiais, dando números como valor de patrimônio do personagem avaliado em 50 milhões de reais e na sequência, como contraste, exibindo um vídeo em que ele pede para os fiéis doarem mil reais cada para chegar no valor de 7 milhões.

Rezende se preocupa em construir um cenário, usando elementos para confirmar sempre suas afirmações, por mais simples que sejam. A matéria, inclusive, chega a repetir informações em diversos momentos, usando meios diferentes, como planos no helicóptero, declarações de terceiros e imagens de celular.

Em determinado momento, o repórter diz, em uma clara demonstração de juízo pessoal:

- Você vai conhecer agora de perto o paraíso que os fiéis da Igreja Mundial do Reino de Deus propocionaram a Valdemiro Santiago, o apóstolo. Não é um negócio como se costuma dizer, de pai para filho, mas de apóstolo para o próprio apóstolo, como comprovam os documentos. A fazenda é tao grande que fica dificil de percorrer até de helicóptero.

Além das provas documentais e das testemunhas, a matéria leva também a opinião de um especialista, que diz haver um forte indício de fraude, e a investigação sobre a empresa W.S. Music, que tem 50 funcionários e que comprou a fazenda de 29 milhões com um capital de 50 mil reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário