terça-feira, 4 de setembro de 2012
Jornalismo esportivo e atração de leitores
Caracterizado com uma linguagem "prá cima" pelo jornalista Mauricio Stycer, autor do livro "História do Lance !, Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo", o Diário Lance, que completou 15 anos em 2012, tem como objetivo principal atrair o "torcedor apaixonado", segundo o presidente do grupo, Walter de Mattos Junior.
Para isto, são usadas estratégias destinadas estritamentes ao leitor interessado em esporte e apaixonado por seu clube. Na parte gráfica, são usadas muitas cores, relacionadas aos times de futebol e fotos e títulos com grande destaque.
Na linha editorial, além de técnicas para facilitar a leitura com o uso de peças (memória e bate-bola) junto com o "abre" (texto principal), são publicadas também colunas entituladas "Fala, Doente". Elas são separadas por clube, cada qual com um personagem (no Flamengo, a titular é a personagem Scarlet Bleu) e expõem artigos opinativos, sem a intenção de dar informação, mas sim de cativar o torcedor. Isto também acontece distante do futebol, durante grandes eventos esportivos como Pan-Americano e Olimpíada, como o mesmo objetivo.
Em entrevista ao site Alamenda Editorial, Stycer, que fez parte da equipe que criou o Lance!, ressalta que a falta de concorrência também é um dos fatores que explicam o sucesso do diário esportivo. Para ele, chegar no mercado com um "jornal 100% em cores, uma linguagem jovem, fotos enormes, agradável, enfim, um produto novo, e tem ao lado dois produtos com uma cara velha, que não mudam há vinte anos, pelo mesmo preço", foi essencial.
Confira a entrevista de Mauricio Stycer na íntegra no link: http://www.alamedaeditorial.com.br/2010/07/27/entrevista-com-mauricio-stycer-autor-de-historia-do-lance-no-site-ludopedio/.
/.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário