quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Credibilidade da mídia em xeque
Em seu artigo "A obsessão do jornalismo partidário", o jornalista e professor da UnB Venício de Lima debate a baixa de credibilidade do jornalismo brasileiro. Ele baseia seu debate em dados do Índice de Confiança Social, que colocada a mídia como instituição brasileira que sofreu a maior queda de confiança de 2009 para cá, à frente do sistema público de saúde.
O fenômeno também ocorre em outros lugares, como nos EUA, mas no Brasil existem seus próprios motivos. Uma das mais fortes é o "jornalismo político", que real ou não, de pouca ou muita intensidade, aumentou os questionamentos do público sobre os veículos brasileiros.
Como exemplo, o jornalista usa a matéria do bilhete em que a presidente Dilma Rousseff enviou a ministras para questionar a posição de suas ministras sobre a aprovação do Código Florestal. A prática, já utilizada por outros presidentes, como Getúlio Vargas e Jango, foi tema de ironia do jornal "Correio Brasiliense", que estampou em sua capa a seguinte manchete: “A presidente não apenas é contra a censura como, ao contrário do antecessor, lê jornais”.
Já na página, há um editorial que se preocupa mais em valorizar a participação de jornais na sociedade do que o fato em si.
Como conclusão, Venício afirma que "a utilização do episódio do bilhete para atacar o ex-presidente, inclusive insinuando – irresponsavelmente – que ele seria a favor da censura, expressa o grau de partidarização a que chegou o jornalismo político praticado pela grande mídia".
Fonte: www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed710_a_obsessao_do_jornalismo_partidario
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário