terça-feira, 6 de novembro de 2012
Ferramentas de informação II
Além dos meios que se dedicam a prestar informação a partir de um trabalho de investigação, como o portal Transparência Brasil, também se pode obter dados importantes consultado os órgãos oficiais de um governo.
Cada estado, por exemplo, publica seu Diário Oficial (www.imprensaoficial.rj.gov.br), em que constam informações importantes da cidade, como andamento de obras, licitações, entre outra medidas governamentais. Ainda há sites mais especificos, de secretarias, por exemplo, bem como de ministérios, no caso do governo federal, em que se está disponível diversas informações, não necessariamente organizadas por ordem de importância. Neste caso, cabe ao jornalista ter a percepção de interpretar as informações e organizá-las da melhor maneira. Nesses textos oficiais, os dados são em sua maioria "embaralhados" e de difícil análise, por isso o repórter deve dedicar um tempo para análise.
No caso do diário, o profissional deve ter o compromisso de acessá-los constantemente, pois dele se podem tirar matérias de caráter social e que contradizem discursos políticos.
Puxando para o esporte, como é o meu caso, passei por uma experiência recente que pode ilustrar isso. Em uma entrevista com um presidente de confederação, ele me informou que estava fechando contrato com o Banco do Brasil e os Correios, se negando a me prestar mais informações. Entretanto, como são empresas estatais, eles são obrigados a nos prestar dados, se questionados. Com isso, liguei para lá e consegui apurar o valor e tempo do contrato fechado entre eles. Nesta mesma entrevista, o dirigente me falou sobre uma dívida, dizendo que contaria com a ajuda do Ministério do Esporte e do Comitê Olímpico Brasileiro para pagá-la. Segui a mesma regra e recebi a informação de que nenhum dos dois órgãos iria contribuir financeiramente. As informações foram passadas a mim horas depois da ligação, no mesmo dia.
Dessa forma, o jornalista tem que saber usufruir dessas possibilidades, que muitas vezes passam despercebidas, pois daí podem surgir excelentes matérias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário